IntereSamt

O que são simulações CAE?

Maximize a eficiência e reduza custos com as simulações CAE, transformando virtualmente seus projetos antes de construir fisicamente.

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
simulações cae

Sumário

Quando falamos sobre simulações CAE, devemos esclarecer que CAE é a abreviação para Computer Aided Engineering, sendo “Engenharia Auxiliada por Computador” em tradução livre. Esta é uma ferramenta composta por softwares de simulação multifísica, a qual o engenheiro é responsável pelo gerenciamento de informações, a partir de cálculos matemáticos.

De acordo com um artigo publicado no blog da ESSS, a Cambashi afirma que o investimento em simulação computacional cresceu na ordem de dois dígitos anuais nos últimos 40 anos. E no Brasil, essa tendência já se faz presente nos mais diversos setores. 

As simulações CAE podem ser usadas no meio automotivo, eletrônico, agrícola, na educação e em outras áreas. Através desta tecnologia, é possível realizar análises estáticas, de fluidos, térmicas, eletromagnéticas e até adaptá-la para a necessidade do fabricante.

As etapas do CAE

Os processos do CAE costumam ser divididos em três: pré-processamentosolução pós-processamento. A primeira etapa refere-se ao produto modelado no computador, com as medidas e otimizações necessárias. É quando os cálculos serão realizados e ficarão disponíveis durante todo o processo. 

Após passar por um diagnóstico detalhado, as informações são analisadas e o comportamento do produto também é colocado à prova, para garantir que a solução possa ser entregue. Ou seja, o protótipo físico é construído e validado. 

A última fase é o pós-processamento, onde acontece a observação de possíveis melhorias no produto real e se é necessário fazer alguma alteração. Vale ressaltar que o uso das simulações CAE permite que os engenheiros construam menos protótipos físicos, gastem menos e sejam mais certeiros no desenvolvimento do projeto.

LEIA TAMBÉM: 

Em resumo, como exemplificado pela ESSS, o que acontece é: análise de falhas, validação de projeto, apoio à decisão, desenvolvimento do projeto baseado na simulação, engenharia de sistemas e driver de negócio.

Por que usar simulações CAE?

  1. Redução de custos 

Não é necessário gastar dinheiro na construção de protótipos físicos para vários testes. Além disso, investir em simulações CAE é mais barato do que desenvolver um produto real apenas para teste, o que muitas vezes irá consumir combustível e outros implementos. Geralmente, a quantidade de protótipos para testes são eliminados ou reduzidos

  1. Diminui o tempo do projeto 

Fazer alterações virtuais é mais fácil do que implementá-las fisicamente. É possível refazer o protótipo virtual quantas vezes for necessário, não havendo a necessidade de trocar os equipamentos do protótipo físico. 

  1. Mais valor para o produto

A implementação de tecnologia gera aumento de competitividade no mercado. Além disso, dá para integrar o CAE com outras ferramentas, como o CAD (Computer Aided Design) para gerar a geometria. 

  1. Eficiência, qualidade e confiabilidade

Os possíveis erros serão previstos e corrigidos ainda em ambiente virtual, o que evita a produção em grande escala de um equipamento com problemas. Os resultados são mais precisos, assim como os encaixes e design.

Tipos de simulações CAE que você encontra na Samt

Método de Elementos Finitos (FEA)

Para questões mais complexas e estruturais, que envolvam multifísica e fluidos, como a área da termodinâmica, podemos aplicar o Método de Elementos Finitos. Esse tipo de simulação é usada em vários setores e serve tanto para o desenvolvimento de novos equipamentos quanto para detecção de falhas

Cargas de força, deslocamento, velocidade e pressão podem ser analisadas na FEA. Este método trata o número infinito de variáveis desconhecidas a partir de um substituto limitado, com elementos com comportamento bem definido. 

Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD)

A Dinâmica de Fluidos Computacional é utilizada para prever comportamentos de fluidos nos projetos, levando em consideração diferentes cenários. A CFD também trata de transferência de calor e reações químicas, como combustão e aeroacústica. 

A partir dela, não é necessária a criação de protótipos físicos para observação de fluidos, o que reduz custos e riscos de desenvolver e monitorar um teste prático, além de otimizar o tempo de todo o processo.

Simulação de Elementos Discretos (DEM)

Para ter uma compreensão mais detalhada de partículas individuais dentro de um sistema, a Simulação de Elementos Discretos é indicada. Ela pode ser aplicada em vários processos industriais (civil, mineração, farmacêuticos), visando principalmente as diferentes condições em que os materiais granulares são colocados.

A simulação DEM pode ajudar a otimizar a operação de máquinas agrícolas para minimizar a quebra de grãos, ou entender o comportamento de diferentes materiais durante o processamento industrial, como a mistura de fármacos ou alimentos.

Nós fazemos simulações CAE!

Otimize o desenvolvimento dos seus equipamentos e dê mais valor ao seu negócio com as simulações CAE! Na Samt, temos profissionais capacitados para o gerenciamento dos softwares. Garantimos mais eficiência para o seu projeto, entre em contato conosco para saber mais. 

Confira outros conteúdos